- Área: 350 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marcos Betanzos , Diego Cosme
-
Fabricantes: Avarsa, CASTEL, Modul Studio, Novaceramic, Rotoplas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Zirahuén é a primeira etapa de um projeto de duas casas unifamiliares que formarão um conjunto numa zona residencial da periferia queretana. Perante a monotonia em tipologias e isolamento habitacional gerados por muros colidentes de quase sete metros de altura, busca-se criar uma integração diferente ao terreno que dignifique e ofereça melhores formas de habitar em seus espaços interiores e exteriores.
O desafio do exercício consistiu em criar um produto que faça uso de sistemas passivos, métodos construtivos do terreno e um esquema comercial sensível em um complexo contexto imobiliário. A casa funciona a partir de um eixo reitor, que distribui seu programa público no térreo e o privado no superior. O pátio central atua como lanterna que articula e ventila, é um espaço que testemunha o cotidiano da casa.
O projeto se adapta às necessidades do usuário. Seu estudo de áreas e proporções de espaços habitáveis, assim como a modulação construtiva racional outorga espaços flexíveis e crescimento controlado (por etapas nas quais se pode equipar a casa de 2 a 4 dormitórios, sala de televisão opcional e espaços exteriores adicionais).
A materialidade aparente expõe sua honestidade construtiva, o polido nos concretos e o trabalho no tabique reflete a qualidade artesanal que oferece a mão de obra local. Suas texturas e tonalidades respondem à paleta natural da região semi-desértica de Querétaro.